NUTRACÊUTICOS
Nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios à saúde, incluindo prevenção e/ou tratamento da doença. Podem abranger desde nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e até produtos beneficamente processados, tais como cereais, sopas, bebidas fermentadas com uso de micro organismos e outros...
Podem ser classificados como fibras dietéticas, ácidos graxos poli insaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos, minerais, vitaminas, antioxidante e outros.
Os alimentos funcionais são também benéficos à saúde por apresentarem valor nutricional inerente a sua composição química, com papel na redução do risco de doenças crônicas. O que os difere dos nutracêuticos, é que estão na sua forma de alimento comum, sem necessidade de prescrição ou orientação de um profissional da saúde.
Prebióticos
Componentes alimentares, de maneira geral fibras não digeríveis por nós, tais como a inulina, pectina, lignina e FOS (os frutooligosacarídeos), mas alimentam e estimulam a proliferação ou atividade de bactérias benéficas ao nosso trato gastrointestinal.
Alimentos ricos em prebióticos:
aveia, cebola, alho, banana, maçã; aspargo, semente de linhaça, chicória...
Probióticos
São organismos vivos que, quando ingeridos em
concentrações adequadas, afetam beneficamente a saúde do indivíduo.
São fundamentais na conversão de alimento em energia;
• Produção de vitaminas, absorção de minerais e eliminação de
toxinas;
• Proteção contra bactérias patogênicas;
• Suporte ao sistema imunológico;
• Equilíbrio do microbioma intestinal.
alimentos funcionais
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Vitaminas
As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo não é capaz de produzir, sendo necessária a sua ingestão, por serem de suma importância para a saúde.
vit. D3 (colecalciferol)
Estudos recentes demonstram que a vitamina D tem funções regulatórias vitais, isto é, regula a expressão de mais de 1000 genes, participando decisivamente do funcionamento de vários órgãos e sistemas. Por isso, alguns cientistas sugerem que a vitamina D seja considerada um “hormônio”.
A transformação da pré-vitamina D3 na pele, com a exposição aos raios solares, UVB, que passará para a corrente sanguínea, irá para o fígado e depois para os rins, onde sofre transformação para vitamina D em sua forma ativa.
Tem característica lipossolúvel e é responsável pela saúde dos dentes e dos ossos, fortalece o Sistema Imunológico, contribui para reduzir o risco de doença cardíaca, pressão arterial e os níveis de colesterol ruim no corpo.
Os principais sintomas da sua deficiência são:
. resfriados e gripes com frequência;
. perda da força muscular
. osteopenia e osteoporose
. pode aumentar em até 75% o risco de depressão.
Vitamina K
A vitamina K é lipossolúvel e se apresenta sob as formas de K1
filoquinona ( mais predominante), dihidrofiloquinona (dK), menaquinona (K2) e
menadiona (K3). É absorvida no intestino delgado e transportada pelas vias linfáticas. Necessita de um fluxo normal de bile e suco pancreático, além de um
teor adequado de gordura na dieta. Menaquinona (vitamina K2), é uma subclasse da Vitamina K, sintetizada por
bactérias, podendo variar de MK4 a MK13. A mais comum, vit. K2 mk7 contribui com a regulação do armazenamento do cálcio no corpo, que o fixa nos ossos e favorece a proteção do sistema cardiovascular, impedindo a calcificação dos vasos sanguíneos.
A vitamina K2 serve para auxiliar o processo de regulação da homeostase sanguínea e atua no metabolismo ósseo.
Possui ação anti-hemorrágica. Além disso, ajuda em questões de formigamentos, câimbras e espasmos musculares.
Vit. do Complexo B
As vitaminas do complexo B são compostas por vit. B1 (tiamina), vit. B2 (riboflavina), vit. B3 (niacina), vit. B5 (ácido pantotênico), vit. B6 (piridoxina), vit. B7 (biotina), vit. B9 (ácido fólico) e vit. B12 (cobalamina).
São um grupo de vitaminas hidrossolúveis, que geralmente atuam como coenzimas, substância necessária ao funcionamento de certas enzimas.
Devem ser incluídas em nossa dieta para evitarmos possíveis doenças.
Regulam a produção de energia no organismo, fortalecem o sistema imunológico e mantêm a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.